Do ponto mais alto da região, o mirante de Nova Soberbo, distrito localizado a cerca de 9 quilômetros da sede do município, proporciona uma vista panorâmica de toda a paisagem e do vale do rio Doce. O local é um espaço de encontro para moradores e atrai os visitantes.
A Igreja de São Sebastião, erguida no ponto mais alto do distrito, mantém vivas as celebrações religiosas que marcam o calendário da comunidade.
A festa do padroeiro, em janeiro, é a principal celebração do calendário religioso católico local e atrai fiéis de diversas localidades como Jerônimo, Viana e Pedra do Escalvado, preservando rituais como a procissão da bandeira e as novenas.
As festividades religiosas se estendem por todo o ano, incluindo as celebrações de Nossa Senhora, em maio, e a festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro.
A cultura local se expressa também através dos saberes e fazeres de seus moradores como a construção de um carro-de-boi, a faiscação, a pesca e os objetos de taquara, cuja técnica é passada entre gerações.
Há ainda os licores de frutas e as quitandas artesanais, como os bolos de dona Marta da Silva Barreto, que atraem o paladar não só dos moradores locais, mas também de outras regiões de Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Ponte Nova.
O Soberbo Futebol Clube, com suas cores azul, vermelho e branco, representa a comunidade em torneios regionais.
O entorno de Nova Soberbo é repleto de paisagens exuberantes, como as cachoeiras Véu de Noiva e Alta. O antigo Quiosque do Lago, à beira da represa da Usina Hidrelétrica de Candonga, foi por muito tempo um ponto de encontro para pescarias e eventos culturais.